• Nenhum produto no carrinho.

Raquel Ribeiro Gomes Pimenta (韩琪)

Eu adoro as aulas do OiChina, em 3 meses de estudo da lingua chinesa consigo escrever mais de 100 caracteres chineses e falar mais palavras ainda, as aulas são contagiantes e fico triste quando não vou a aula. Aliás só falto aula em caso de doença ou férias.
Eu comecei a estudar chinês porque morei na China por dois anos e não consegui aprender nada mais do que o suficiente para andar de táxi, comer e comprar o básico, achava a língua muito complicada, difícil e achava que não seria capaz de aprender a falar a língua e muito menos ler em chinês, aquilo me chateava demais.
Fiz amizades com pessoas da Rússia, da África, etc que falavam fluentemente, e eu a única da turma com diploma universitário e emprego de engenheira internacional não conseguia me comunicar…uma vergonha…Eu até tentei estudar com uma professora contratada no trabalho mas não conseguia aprender, os colegas de trabalho também me ensinavam mas quanto mais difícil ficava mais eu me desinteressava em aprender.

Quatro anos depois do acontecido resolvi encarar o desafio de aprender Mandarim.

A verdade é que China poucas pessoas falam inglês, eu morei em Shekou que é uma zona econômica mas mesmo assim, na maioria dos restaurantes, lojas, supermercados, rodoviárias, aeroportos, etc ninguém fala inglês….eu lembro de uma viagem de 24 horas de ônibus que fiz pro Sul da China onde fiz voto de silencio forcado, era complicado ate para desenrolar os gestos já que o que parece obvio para você em sua cultura não é exatamente claro nas outras…no final sobrevivi literalmente da curiosidade e generosidade dos chineses com os estrangeiros.

Agora no OiChina descobri duas coisas sobre o estudo do Mandarim: com a metodologia certa da professora e dedicação pessoal você consegue aprender Mandarim. As duas coisas me faltaram quando vivi na terra do sol nascente e eu perdi uma excelente oportunidade de aprendizado. Agora mais madura e experiente não perco nem uma aula.

Raquel Ribeiro Gomes Pimenta (韩琪) Engenheira de Petróleo Júnior do Petrobras

Estatísticas

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação