• Nenhum produto no carrinho.

10 FILMES PARA CONHECER O CINEMA CHINÊS

.        Uma belíssima cena de artes marciais pode vir à cabeça quando o assunto é cinema chinês. Foram através de clássicos de ação da década de 70 como “O dragão chinês”, com Bruce Lee, e “O mestre invencível”, protagonizado por Jackie Chan, que muitos tiveram um primeiro contato com as produções feitas no país. Tais filmes enalteceram as artes marciais e ganharam o mundo levando consigo um pedaço da cultura e da história chinesa. Eles abriram portas para a ampliação e consolidação da indústria cinematográfica no país, principalmente após a década de 1980, quando diversos diretores que haviam saído do país com o objetivo de estudar cinema voltaram e colocaram suas ideias e experimentações em prática. Não que os temas clássicos, como as artes marciais, a China imperial ou as referências à ópera de Pequim, tenham se esvaído, basta olharmos para o sucesso do ganhador da Palma de Ouro de 1993 “Adeus, minha concubina” e do diretor Zhang Yimou com os coloridíssimos “Herói” e “O clã das adagas voadoras” nos anos 2000.

.        Contudo, nas últimas décadas tivemos acesso a uma ampla variedade de gêneros, estilos e formas de retratar a própria China, como o violento e árido “Um toque de pecado”, do cineasta Jia Zhang-Ke, ou o diretor Diao Yi’nan que, por exemplo, chama a atenção por um estilo noir carregado de personalidade e excessos, o que é latente nos longas “Carvão negro, gelo fino” e “O lago do ganso selvagem”, ambos indicados a prêmios internacionais, tendo o primeiro levado o Urso de Ouro da edição de 2014 do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

.                        

.        Já no streaming, conseguimos navegar do poético e melancólico “Pérolas no mar” ao desconcertante e intrigante “Longa jornada noite adentro”.

.        Ao olharmos hoje e em retrospecto, conseguimos ver um cinema que experimenta, arrisca e nos dá outras possibilidades de ver o mundo.

 

Lista de filmes citados no texto:

  1. “O dragão chinês”, 1971;
  2. “O mestre invencível, 1978”;
  3. “Adeus, minha concubina, 1993”;
  4. “Herói”, 2002;
  5. “O clã das adagas voadoras”, 2004;
  6. “Um toque de pecado”, 2013
  7. “Carvão negro, gelo fino”, 2014;
  8. “O lago do ganso selvagem”, 2019;
  9. “Pérolas no mar”, 2018;
  10.  “Longa jornada noite adentro”, 2018.

 

Aluno: Bia Fonseca

Ocupação: Professora de inglês e tradutora inglês-português.

 

Referência: https://ibrachina.com.br/cultura/filmes/

21 de março de 2021

3 respostas em "10 FILMES PARA CONHECER O CINEMA CHINÊS"

  1. Excelente dicas! Já estou acrescentando os que ainda não assiti na minha lista. 👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe sua mensagem

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação

× 你好! Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 19:00