• Nenhum produto no carrinho.

Viajar à China – Tipos de visto e como tirar.

 A China, em decorrência de sua ascensão econômica, tem despertado o interesse dos ocidentais para conhecer um pouco mais deste  país de cultura milenar, com cidades modernas, arquitetura maravilhosa que traz um encontro entre o passado e o futuro, que tem história das antigas dinastias,  do exército de Terracota,  da  grande Muralha da China, uma das  sete maravilhas do mundo, dos adoráveis pandas, de comidas típicas de dar água na boca,  e de lindas paisagens que se apresentam entre vales, rios e montanhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se você também se interessou em conhecer este país, que durante muito tempo ficou fechado para o mundo, é preciso saber qual a finalidade principal de sua entrada na China para só então definir o tipo de visto a ser emitido para começar sua viagem por este novo universo.

 Os tipos de vistos exigidos para ingressar na China são C, D, F, G, J1,J2,L,M,Q1, Q2,R,S1,S2,X1,X2 e o Z, vamos falar dos documentos necessários e descrever cada um dos  tipos de vistos.

 

 

Documentos básicos necessários em todas as modalidades de vistos:

1-Passaporte original com validade mínima de seis meses e páginas para vistos em brancos, bem como, uma cópia da página com dados e foto.

2-Formulário de visto e foto um formulário preenchido com uma foto colorida (fundo branco) e recente, cabeça descoberta e de  frente .

3-Para estrangeiros (não brasileiros): Original e cópia de documentos comprovantes da sua estadia, residência, trabalho ou estudo legais no Brasil ou visto válido no Brasil.

4-Para estrangeiros que possuam anteriormente nacionalidade chinesa, na sua primeira solicitação de visto para a China: passaporte original chinês, cópia da pagina com dados e foto.

Em caso de já conseguir obtenção de visto chinês e está solicitando o visto chinês com passaporte estrangeiro renovado: cópias da página com dados e foto do portador e da página com visto chinês do antigo passaporte (Se os nomes no passaporte antigo e renovado forem diferentes, é necessário apresentar documento justificativo sobre a alteração de nome emitido pelas autoridades competentes)

   Tipo – C – Visto emitido para tripulantes de linhas ferroviárias, aéreas e marítimas internacionais  motoristas de transporte em rodovia internacional e familiares acompanhados nos meios de transporte marítimo acima mencionado, nesta modalidade é  necessário uma carta de fiança emitida pela empresa transportadora estrangeira ou carta convite emitida pela respectiva entidade chinesa.

   Tipo D Emitido para pessoas com intenção de residir na China permanentemente. Para  obtenção desta modalidade de visto é preciso apresentar o original e cópia de Formulário confirmativo do Estatuto de Residente Permanente Estrangeiro emitido pelo Ministério de Segurança Pública da China.

  Tipo – F – Emitido para pessoas que irão à China para praticar atividades de intercâmbio, visita, estudo, entre outras. Devem apresentar carta convite emitida por órgão ou indivíduo da China constando os dados completos do convidado e do convidante, motivo da estadia no país, data da chegada e saída, relação com órgão ou individuo  convidante  e origem das despesas. 

  Tipo – G – Emitido para pessoas em trânsito pela China. Para retirada deste tipo de visto é preciso apresentar a passagem (aérea, marítima) com data e poltrona confirmadas para o país (região) do seu destino final. 

Neste tipo de visto cabe uma observação, pois desde dezembro de 2017 o governo da China, com o objetivo de aumentar o numero de visitantes, liberou a permanência de estrangeiros de aproximadamente 53 países por um período de permanência inferior a 06 (seis) dias , não sendo necessária a emissão de visto de trânsito, ficando liberado no momento do desembarque no país. A Zona de isenção se limita Tianjin, Beijing, e à Província de Hebei  no norte da China. A cidade de shanghai  já permitia esta permanência desde 2016.

 

A isenção de visto de trânsito também é permitida por no máximo 72 horas em conexões nas seguintes cidades:

  • Changsha (Changsha Huanghua International Airport);
  • Chengdu (Chengdu ShuangLiu International Airport);
  • Chongqing (Chongqing Jiangbei International Airport);
  • Dalian (Dalian International Airport);
  • Guangzhou (Guangzhou Baiyu International Airport);
  • Guilin (Guilin Liangjiang International Airport);
  • Harbin (Harbin Taiping International Airport);
  • Kunming (Kunming Changshui International Airport);
  • Qingdao (Qingdao Liuting International Airport);
  • Shenyang (Shenyang Taoxian International Airport);
  • Wuhan (Wuhan Tianhe International Airport);
  • Xiamen (Xiamen Gaoqi International Airport);
  • Xi’an (Xi’an Xianyang International Airport).

 Os visitantes que fizerem conexões pelas cidades acima não estão autorizados a circular fora dos limites de suas províncias.

 

    Tipo – J1 – Emitido para jornalistas estrangeiros de organizações de imprensa estrangeiras residentes na China, cuja permanência ultrapassa mais de 180 dias. Sendo necessária a apresentação de Carta de Notificação para concessão de visto emitida pelo Departamento de   Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da China e Oficio emitido pelo órgão de imprensa a qual o jornalista pertence.

    Tipo – J2 – Emitido para jornalistas estrangeiros que irão à China para fazer entrevista de curto prazo (menos de 180 dias). Aqui também é  necessária a apresentação de Carta de Notificação para concessão de visto emitida pelo Departamento de   Imprensa do Ministério das Relações Exteriores da China e Oficio emitido pelo órgão de imprensa a qual o jornalista pertence.

    Tipo – L – Emitido para pessoas que irão a China como turistas. Deve ser apresentado itinerário contendo reserva de passagem aérea (ida e volta), voucher do hotel, carta de convite emitida por órgão ou individuo da China constando nome, sexo, data de nascimento do convidado, data da chegada e saída, locais de visita. Nome, telefone, endereço de órgão ou indivíduo convidante, carimbo de órgão e assinatura da representante legal de órgão ou individuo convidante e também comprovante de renda.

   Tipo – M – Emitido para pessoas que irão à China para atividades comerciais. Os documentos que devem ser exibidos são aqueles relacionados com atividades comerciais apresentadas por parceiro comercial na China, carta convite para evento comercial constando nome, sexo e data de nascimento do convidado, indicar o motivo, data da chegada e saída, locais de visita, relação com órgão ou indivíduo que convidou e origem da despesa, bem como o nome, telefone, endereço de órgão ou individuo que convidou.

    Tipo – Q1 – Emitido para pessoas com finalidade de residir na China por motivo de reunião familiar cujo membro da sua família é cidadão chinês ou estrangeiro que possui permissão da residência permanente na China, e pessoas com finalidade de residir na China por causa da adoção. 

    Tipo – Q2 – Emitido para pessoas com finalidade de visitar a China  por período curto (menos de 180 dias) parente que é cidadão chinês  ou estrangeiro que possui  permissão de residência permanente no país.

    Tipo – R – Emitido para pessoas talentosas de alto nível que a China necessita ou profissionais que o país está precisando com urgência.

    Tipo – S1  –  Emitido para pessoas com finalidade de visitar por um longo prazo (mais de 180 dias) se cônjuge, pais, filhos menores de 18 anos, pais do cônjuge estrangeiro que se encontram na China por causa do trabalho, aprendizagem etc, ou pessoas que precisam residir na China por causa da assuntos particulares.

    Tipo – S2 – Emitido para pessoas com finalidade de visitar por um curto prazo (menos 180 dias) seu cônjuge, pais, filhos menores de 18 anos, pais do cônjuge estrangeiros que se encontram na China por causa do trabalho, aprendizagem etc, ou pessoas que precisem residir na China por motivos particulares.

    Tipo – X1 – Emitido para pessoas com finalidade de aprendizagem na China por mais de 180 dias.

    Tipo – X2 – Emitido para pessoas com finalidade de aprendizagem na China por um período inferior a 180 dias.

    Tipo – Z – Emitido para pessoas com a finalidade de trabalhar na China.

      Agora que você já tem conhecimento dos tipos de vistos necessários para visitar este país cheio de magia e encantos, já pode  começar a programar sua viagem.

 

AUTORA:

Selma M. S. Polido Moreira Pinto

Gerente Financeira.

 

Referências:

https://www.melhoresdestinos.com.br

http://br.china-embassy.org/por/lqfw/

 

 

 

12 de setembro de 2021

0 respostas em "Viajar à China - Tipos de visto e como tirar."

Deixe sua mensagem

Estatísticas

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação