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A influência da filosofia de Confúcio (孔子) na cultura chinesa

O educador e mestre Confúcio, nascido na atual província de Shandong em 551 a.C, é uma das principais figuras da filosofia chinesa. Seus ensinamentos e aforismos reúnem-se em Analectos de Confúcio, obra tida como a base do pensamento confucionista. 

  A filosofia milenar de Confúcio compõem os pilares da organização social chinesa, assim como os da esfera governamental. Em sua filosofia, Confúcio estabelece que há uma harmonia natural entre os homens, o cosmos e a natureza. Tal harmonia devia ser exposta nas relações sociais, de acordo com o conceito de Li (礼). 

   Ao teorizar Li, Confúcio promove as normas que regem um comportamento social adequado, composto principalmente pelo respeito aos anciãos da sociedade, lealdade à hierarquia e fraternidade. Desta forma, os membros da comunidade seriam capazes de constituir uma organização social coesa e harmoniosa. A observância dos ritos, comumente definidos como conjuntos de bons costumes sociais no confucionismo, também previa a piedade filial.

  Posteriormente, o ideal de Li foi aplicado pelo filósofo na figura de um líder governamental, sustentando que o governante deve cumprir com a obrigação de respeitar seus inferiores na hierarquia social. Em Analectos de Confúcio, o educador afirma que “um príncipe deve empregar seus ministros de acordo com as regras da propriedade (Li), os ministros devem servir o seu príncipe com lealdade” (3:19). 

   Outro conceito confucionista amplamente difundido na sociedade chinesa é o de Ren (仁). Ren, traduzido como humanidade ou benevolência, caracteriza-se pelo sentimento inato de altruísmo humano. Por meio da benevolência, o indivíduo é capaz de “estabelecer a si mesmo enquanto busca estabelecer os demais;” (Analectos, 6:30). A demonstração de Ren está na empatia e na bondade entre os homens. 

   No âmbito político, a ausência de Ren, segundo Confúcio, resultaria na inaptidão de governar do líder. Os subjugados a tal governante não teriam que prosseguir com subserviência ou lealdade à hierarquia, uma vez que seu líder não apresenta a característica básica de benevolência, e, por isso, perderia seu direito de governar. Consequentemente, o conceito de Ren integra o alicerce fundamental da teoria política de Confúcio.

   Vista a popularidade do legado de Confúcio na China, é indiscutível que os ensinamentos do educador moldaram as escolhas políticas e a organização social da população. A admiração aos valores confucionistas, historicamente imprescindíveis para a compreensão da sociedade chinesa, é notável pelo próprio nome dado a Confúcio:  孔子  (kǒngzǐ). Em tradução, Mestre Kǒng.  A aderência aos ensinamentos confucionistas de educação, de condição humana e dos ritos faz com que a doutrina confucionista forme indivíduos que sirvam a comunidade, cientes do seu dever moral com os demais.

 

Autora:

Maria Motta

Estudante do Ensino Médio

 

Bibliografia:

Analectos de Confúcio

Csikszentmihalyi, Mark, “Confucius”, The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2020 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = https://plato.stanford.edu/archives/sum2020/entries/confucius/.

Liji 禮記 (Clássico dos Ritos ou The Book of Rites) – Confucius 孔子 

22 de março de 2022

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