• Nenhum produto no carrinho.

Chongqing – A cidade da montanha

       Quando falamos em cidades chinesas, certamente Chongqing não é uma das cidades mais lembradas. A maioria não conhece esta metrópole do sudoeste chinês que já foi capital da República da China no século passado. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais da cidade e por que ela merece algum destaque.

 

História

 

       Chongqing (重庆), que em tradução livre significa “duplamente abençoado” de acordo com registros antigos, foi onde o lendário imperador Yu nasceu, fundador da dinastia Xia, aproximadamente 4000 anos atrás.

.        Anos mais tarde, foi capital de Ba, um antigo estado, que, este por sua vez, foi conquistado pela dinastia Qin que terminou por unificar a China. Por estar distante da rota da seda, a cidade viu sua influência econômica cair em declínio. Apenas no século XIX a cidade voltou a receber alguma notoriedade.

.        No século XX, durante a segunda guerra sino-japonesa, Chongqing se torna capital da República da China. Por ter se tornado capital, a cidade recebeu muitas fábricas e universidades do leste chinês, logo a cidade começou a crescer até atingir cerca de um milhão de habitantes.

       Após a derrota da República da China para o Partido Comunista durante a Guerra Civil Chinesa, passa a fazer parte da República Popular da China, que é como a maior parte do mundo conhece o país nos dias atuais.

                       

 

Turismo

 

.        Agora vamos ao que realmente interessa. Em 2017, o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC) listou Chongqing como a cidade chinesa que mais cresce para o turismo.

.        Por ter sido protagonista de diversos períodos históricos da China, a metrópole tem muitos edifícios e monumentos históricos como o “Monumento da Libertação do Povo” localizado no centro da cidade e a cidade velha de Ciqikou que tem cerca de 1000 anos de história para contar.

.        Localizada às margens do Rio Yangtzé, Chongqing é também uma cidade muito bem servida de belezas naturais para aqueles que priorizam mais o contato com a natureza.

.        Localizado a 139 km de Chongqing, o parque geológico Wulong Karst se tornou popular para turistas estrangeiros após o filme Transformers: A Era da Extinção.

.        O parque faz parte de uma região de meio milhão de quilômetros quadrados no sul da China e é um patrimônio mundial da humanidade. A própria Unesco descreve-o como “sem rival em termos de diversidade”.

       A cozinha de Chongqing é parte da mundialmente famosa culinária Sichuan, uma das oito escolas gastronômicas da China. Não é uma tarefa difícil encontrar restaurantes especializados nesta culinária pelas grandes metrópoles ao redor do mundo. A culinária se destaca pela cor, aroma, sabor forte e picante.

.        Com muita força e identidade, não poderíamos esperar que o prato mais conhecido da região não fosse picante, certo? O hot pot ou Chóngqìng huǒguō (重庆火锅) lembra um fondue em seu preparo na mesa, além de uma variedade extensa de acompanhamentos.

 

Conclusão

 

.        O que Chongqing oferece para o turista não para por aí. Há muito mais para se conhecer e descobrir. É sempre muito difícil resumir uma cidade em poucas linhas de texto, mas a ideia aqui é demonstrar que esta tarefa é ainda mais difícil quando se trata de Chongqing. Por seu tamanho, história, cultura e identidade única, Chongqing já provou que merece espaço no roteiro turístico de quem vai à China.

 

Zàijiàn!

 

Nome: André Pereira Mendes
Profissão: Analista de Sistemas

 

Fontes:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Xunquim

https://en.wikipedia.org/wiki/Ba_(state)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_da_China_(1912%E2%80%931949)

https://www.britannica.com/place/Chongqing

https://chinavistos.com.br/chongqing/

https://edition.cnn.com/travel/article/chongqing-china-tourism/index.html

https://www.cathaypacific.com/cx/en_LK/destinations/things-to-do-in-chongqing.html

https://www.chinadiscovery.com/chongqing/wulong-karst-landscape.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_do_Patrim%C3%B4nio_Mundial_na_China

https://pt.wikipedia.org/wiki/Carste_do_Sul_da_China

http://portuguese.cri.cn/audioonline/tourism/412/20200914/543728.html

 

26 de março de 2021

2 respostas em "Chongqing - A cidade da montanha"

  1. Ficou muito legal e bem interessante, parece ser um local rico em história. 恭喜!!!

  2. Muito interessante, eu não conhecia a história de Chongqing. Já quero ir “turistar” por lá.

Deixe sua mensagem

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação

× 你好! Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 19:00