• Nenhum produto no carrinho.

Dia dos solteiros na China

Se você é um usuário ativo do Aliexpress, já deve ter reparado que todo dia 11/11, aparecem descontos exuberantes em diversos produtos da plataforma. O motivo? Te conto aqui embaixo.

Tudo começou em 1993, quando um grupo de chineses da Universidade de Nanquim decidiram questionar o porquê os solteiros não poderiam trocar presentes da mesma forma com que os namorados trocavam.

Criou-se assim um “festival” para promover a socialização entre chineses, comemorar o orgulho de ser solteiro e, quem sabe, encontrar um novo amor.

Nada mais justo do que escolher o dia do ano com mais números “1”, que metaforicamente, representa pessoas solteiras , ou seja, 11/11, o dia dos super solteiros (Guānggùn jié).

Ok. Mas o que o Aliexpress tem a ver com isso?

Em Abril de 2008, o Grupo Alibaba (dono do Aliexpress), lançou o TaoBao Mall, uma plataforma voltada para o comércio direto entre empresas e o consumidor final. Como a plataforma não teve o desempenho esperado, Zhang Yong, diretor financeiro (CFO) do grupo, propôs um evento de descontos em grande escala para fazer com que os consumidores se lembrassem do Shopping TaoBao.

Zhang Yong escolheu o dia 11 de novembro de 2009 (o dia dos solteiros) para fazer o primeiro evento promocional. Com apenas 27 empresas participantes, conseguiram faturar mais de 54 milhões de yuans e, a partir daí, o dia 11/11 nunca mais foi o mesmo para o comércio online chinês.

Ao longo dos anos, o evento promocional foi ganhando mais visibilidade e, com a globalização, a data vem conquistando consumidores do mundo inteiro.

Em 2020, o grupo bateu o recorde e vendeu o equivalente a R$413 bilhões em apenas 24 horas (fonte: CNN Brasil), mais do que o dobro das vendas da Black Friday e Cyber Monday juntas. Alibaba fez história, e transformou um festival de solteiros em um grande evento para a economia da China.

 

Autora: Clara Carvalho Rios

Profissão : Estudante de Administração

 

Fontes:

https://baike.baidu.com/tashuo/browse/content?id=a46e4d350838a703fffb9c3b

https://baike.baidu.com/item/光棍节/441702

https://zh.wikipedia.org/wiki/双十一

https://zh.wikipedia.org/wiki/光棍节

https://www.bbc.com/zhongwen/simp/business-54914808

https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/dia-dos-solteiros-grupo-chines-alibaba-vende-us-25-bilhoes-em-24h.ghtml

https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/11/11/dia-dos-solteiros-movimenta-cerca-de-r-300-bilhoes-em-vendas-na-china.ghtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Solteiros

30 de maio de 2021

5 respostas em "Dia dos solteiros na China"

  1. eu precisava participar desse evento kkkkk

  2. Adorei “o dia dos super solteiros” haha.

    O texto ficou demais! 👏

  3. Adorei escrever sobre ❤️ Muito legal saber a origem do dia dos solteiros!

  4. Parabéns, seu texto fico muito bom.
    Obrigada pela informação, ainda não tinha conhecimento deste evento.

Deixe sua mensagem

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação

× 你好! Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 19:00