• Nenhum produto no carrinho.

Festival de Primavera

A segunda lua nova após o solstício de inverno sinaliza que já é hora de decorar as ruas e residências da China de vermelho para celebrar a chegada de mais um ciclo, e assim tem início o Festival da Primavera. O evento, que ao redor do mundo é conhecido como Ano Novo Chinês, geralmente começa entre as datas de 21 de janeiro a 20 de fevereiro, e se estende por até quinze dias, culminando no Festival das Lanternas. O período é dominado por comemorações, espetáculos de fogos de artifício, reuniões familiares regadas a báijiǔ e jiǎozi, além de costumes e tradições que têm origem na história milenar do país. 

     Em mandarim, a celebração é comumente chamada de 春节 (chūnjié, Festival da Primavera, em tradução literal) porque em sua origem, na antiguidade, o calendário lunissolar era adotado na agricultura, determinando os melhores momentos para plantio, cultivo e colheita. Diversas lendas compõem a mitologia do Ano Novo Lunar; uma delas conta a história de um monstro chamado 年 (nián, caractere que significa “ano”) que aterrorizava as vilas no primeiro dia do ano. As únicas coisas capazes de afastá-lo eram a cor vermelha, fogo e barulhos altos, então os moradores penduravam decorações de papel e lanternas nesta cor, e passavam a noite acendendo fogos de artifício e tocando tambores e gongos para se proteger.

     Há várias tradições associadas à data que até hoje são mantidas por muitos chineses, como fazer uma grande limpeza na casa para dar boas-vindas ao novo ciclo e decorá-la com itens como 对联 (duìlián, cartazes com versos rimados que geralmente são colados nas portas), 中国结 (zhōngguó jiē, nós chineses pendurados em pendentes e pingentes), 剪纸 (jiǎnzhǐ, arte tradicional feita com recortes de papel) e lanternas vermelhas, por exemplo. As famílias se reúnem na véspera do Ano Novo para um banquete com comidas que atraem sorte e prosperidade, como 餃子 (jiǎozie  年糕 (niángāo)Os mais velhos presenteiam os mais novos com 红包 (hóngbāo), envelopes vermelhos com quantias em dinheiro que costumam variar entre 50 RMB a 2000 RMB, dependendo do grau de proximidade ou parentesco. Também se tornou uma espécie de tradição assistir ao especial de Festival da Primavera na CCTV, o 春节联欢晚会, exibido desde 1983. O evento tem a maior audiência dentre todos os programas de entretenimento no mundo, e reúne performances de música, dança e comédia.

[VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=sGOTCCVDLtQ]

     A noite da virada é sucedida por vários dias de celebrações, festas nas ruas e templos, paradas, apresentações artísticas e homenagens aos mais velhos e aos ancestrais. O Festival da Primavera chega ao seu fim no décimo quinto dia, com o 元宵节 (yuánxiāojié, Festival das Lanternas). Nessa noite, os chineses se reúnem para apreciar a primeira lua cheia do ano cercados por lanternas vermelhas de todos os formatos e tamanhos, decoradas com pinturas tradicionais ou charadas divertidas. É comum também assistir a performances da Dança do Leão, comer 汤圆(tāngyuánum doce feito de bolinhos de arroz glutinoso), e ver shows de fogos de artifício ou drones. 

     Em 2021, o Festival da Primavera marcou o início do ano do boi de metal, animal que no horóscopo chinês simboliza trabalho duro, inspiração e dedicação. Em 2022, será a vez do tigre de água, que representa desafios, inovação e coragem. Que até lá todos os desejos de alegria e prosperidade se realizem! 恭喜发财!

 

Autora:

Lorena Piñeiro Nogueira
Profissão: Especialista em desenvolvimento de conteúdo audiovisual

 

Fontes:

https://news.cgtn.com/news/2021-02-11/Chinese-New-Year-Special-Preparing-for-the-Spring-Festival–XNgg19idkk/index.html

https://www.travelchinaguide.com/essential/holidays/new-year/story.htm

https://www.travelchinaguide.com/essential/holidays/chinese-new-year.htm

https://publicholidays.cn/spring-festival/https://www.youtube.com/watch?v=g94Hx1W_Ds0

https://www.history.com/topics/holidays/chinese-new-year

https://www.chinahighlights.com/travelguide/festivals/chinese-new-year-spring-festival.htm

https://www.cgtn.com/special/2021-Spring-Festival.html

10 de janeiro de 2022

0 respostas em "Festival de Primavera"

Deixe sua mensagem

Estatísticas

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação