• Nenhum produto no carrinho.

Lenovo: Empresa chinesa mudando a visão do ocidente

Fundada em 1984 na cidade de Pequim, a Lenovo tem seu nome como sinônimo de “criatividade” (chinês simplificado 联想). Hoje a empresa opera em mais de 60 países e vende seus produtos em cerca de 160 países. De acordo com o ranking BrandZ, em 2017 a Lenovo foi classificada como a empresa chinesa com maior presença global. 

No Brasil, a empresa chegou a adquirir a empresa de eletroeletrônicos CCE, e também inaugurando uma fábrica no país, aumentando ainda mais sua presença local.

Se procurar no Google por “Qual o melhor notebook para estudar e trabalhar?”, você irá encontrar páginas falando sobre a Lenovo. Fato é que a empresa tem seu core baseado na tecnologia, e sua alta qualidade vem desbancar o pensamento que “equipamentos chineses não tem qualidade”. O famoso made in China.

Mas algo que não pode ser ignorado é que 90% dos computadores, 75% dos celulares e 80% dos painéis solares do mundo vem da China, e isso não é apenas pelo preço mais acessível. Empresas de diversos segmentos, como WebPeak (dados e marketing) e Embracon (financeiro), são exemplos práticos de como a tecnologia chinesa vem conquistando espaço no mercado brasileiro.

 

Posicionamento de marca Lenovo

Com usuários que necessitam cada vez de mais recursos tecnológicos de ponta, a empresa fez um movimento de aproximação do mercado reinventando sua imagem, e utilizando influencers do mundo gamer e também de negócios.

O novo posicionamento da marca, afirma a versatilidade da tecnologia chinesa, que pode atender as mais diversas necessidades de configuração dos usuários, e com preço mais acessível quando comparado aos demais players.

De acordo com a revista Distrito: “a importância que a China exerce hoje na economia brasileira é gigantesca. Não só é o país que mais importa produtos brasileiros, como é o maior investidor estrangeiro no país”.

 

Tradição e Economia Chinesa

Sem dúvidas, o avanço da tecnologia chinesa teve grande responsabilidade na história mundial. O país, conhecido por seu investimento em inovação e desenvolvimento, se tornou um dos líderes mundiais, investindo cerca de mais de 100 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento apenas em 2011.

A tradição está atrelada ao fato que a China realiza seus experimentos com uma visão de futuro não individual, mas em prol do bem público, isso sem dúvidas vem de seu viés comunista, atendendo os interesses da maioria das pessoas.

Sem dúvidas, a China mostrou (e comprovou) ao mundo a importância do governo trabalhar alinhado à sociedade e seus interesses. Essa parece ser a chave do sucesso oriental.

 

Autora:

Mônica De Paula

Marketing de dados e SEO

 

Fontes de pesquisa:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional

https://distrito.me/china-tendencias-potencia-tecnologica/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenovo

29 de março de 2022

0 respostas em "Lenovo: Empresa chinesa mudando a visão do ocidente"

Deixe sua mensagem

Estatísticas

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação