• Nenhum produto no carrinho.

Ópera de Pequim

A Ópera de Pequim teve sua origem no século XVIII , na ocasião do 80° aniversário do imperador Qian Long, quando quatro companhias de Ópera da província de Anhui foram apresentar-se em Pequim . Em seu enredo são apresentados histórias, mitos e contos clássicos chineses. 
A sua estrutura cénica é composta pela perfeita harmonia entre dança, mímica, música, artes marciais, canto e acrobacia. Esse aspecto torna a Ópera de Pequim algo único no mundo e esse reconhecimento vem, não só através da aclamação das diferentes classes sociais que formam sua plateia, mas também com o reconhecimento oficial da UNESCO a tornando Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2010.
Vamos falar sobre alguns aspectos da Ópera de Pequim.

Cenário

Os espetáculos da Ópera de Pequim são caracterizados pela ausência de um cenário grandioso com muitos objetos cénicos. O cenário é composto por um fundo com algumas referências sobre a obra que está sendo apresentada, em determinados espetáculos se utiliza uma mesa e duas cadeiras.  Há também alguns objetos que os atores utilizam em cena, como: bandejas, armas, chicotes, caixas, entre outros. A principal parte do cenário fica por conta da imaginação da plateia, que através da encenação, canto, música e movimentos é transportada para outros lugares por meio das sensações produzidas pelo espetáculo. 

Maquiagem 

Uma belíssima característica da Ópera de Pequim é a maquiagem. Se assemelha muito a uma máscara, tamanha a perfeição da técnica aplicada. As máscaras são extremamente artísticas e em cada personagem diz muito de sua personalidade, já que cada personagem tem sua máscara própria.

Nas maquiagens, as cores têm grande simbolismo:

Vermelho:  honestidade; lealdade
Preto: caráter rude; franco
Azul: bravura; orgulho; lealdade
Verde: impulsividade; violento

Amarelo: ambição
Branco: traição; impostores 

Mancha branca na ponta do nariz: (junto com uma borboleta na bochecha) palhaço, truão, bufão. 

 

Música

A música é executada ao vivo por uma orquestra composta por instrumentos tradicionais chineses. O canto é seguido pela música de uma maneira muito única, revelando as emoções da voz e a força das expressões dos atores. Mais um elemento de sincronia perfeita nesse grande espetáculo. A música também faz a beleza da dança e da acrobacia aparecer de forma esplendida, conduzindo a plateia a um outro universo dentro da imensidão dessa obra. Aqui as artes marciais também marcam sua presença, abrilhantando ainda mais o espetáculo. 

Canto 

Os atores conseguem com o canto expressar inúmeras emoções e sentimentos, em diferentes formas e dinâmicas de voz. Cada personagem tem o seu tipo de canto, tornando único cada momento no palco, deixando ainda mais atento os espectadores que ali estão. O canto é algo muito importante dentro do trabalho da Ópera de Pequim, exigindo muito trabalho e comprometimento dos atores envolvidos, através de anos de estudos e ensaios.

Personagens

Os personagens são basicamente divididos em quatros tipos: 

sheng é o principal papel masculino, Por exemplo, olaosheng é papel digno de um personagem idoso, gentil e culto.

Dan desempenha papel feminino. Além dos seus subtipos. 

O Jing é um papel masculino com a cara pintada.

Chou é o papel de palhaço masculino. Normalmente, ele desempenha papéis secundários em um elenco.

 

A imensidão dessa arte é inimaginável, através de seus inúmeros espetáculos e cores. Os figurinos são primorosos, de uma originalidade muito característica da cultura milenar Chinesa. As cores tem uma função fundamental também na confecção dos figurinos, assim como seus acabamentos e a leveza como eles flutuam no palco. 

A arte mais uma vez cumpre o seu papel de encantar o espectador e levar mais brilho ao seu olhar, com tamanha beleza contida em todos os detalhes da Ópera Chinesa.  

Ao visitar a China não deixe de apreciar esse maravilhoso espetáculo e sentir ao vivo as emoções da cultura Chinesa.

 

Autor:

Deivison Santana

Baterista, Ator e Comissário de Bordo

 

Fontes:

https://teatroemescala.com/2019/10/22/opera-de-pequim/

http://www.pekingopera.eu/pekingopera-pt.html

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wzBDB-u1pRg 

26 de abril de 2022

0 respostas em "Ópera de Pequim"

Deixe sua mensagem

Estatísticas

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação