Os quatro tesouros do estudo (文房四宝 wén fáng sì bǎo) são as quatro principais ferramentas dos caligrafistas, artistas e estudantes chineses, sendo estas o pincel, a pedra, o papel e a tinta. São ferramentas importantes, uma vez que concretizam a escrita e a pintura chinesas, trazendo à tona a beleza destas artes. Ademais, tendo em vista o fato de o sistema de escrita chinês ser um dos mais antigos conhecidos, além de a caligrafia ser tida como uma das formas superiores de arte na China, é possível compreender a importância destas ferramentas e seu significado simbólico e histórico.
Primeiramente, é importante ressaltar a relevância e o valor simbólico atribuídos à caligrafia chinesa, além das diferenças em relação ao sistema de escrita ocidental. Tendo uma história milenar, o sistema de escrita chinês difere do ocidental, principalmente, em seu propósito de criação. A escrita ocidental foi criada com base em formas geométricas, visando facilitar a comunicação entre as partes, partindo do princípio de praticidade e rapidez. Já o chinês foi criado e aperfeiçoado ao longo dos séculos, não somente com o propósito de passar mensagens de forma imediata, mas também como uma forma de arte, que reflete o estado de espírito daquele que escreve. Destarte, tem-se um sistema de escrita no qual como alguém escreve é tão importante quanto o conteúdo do texto, sendo visto como um modo de auto expressão.
Tal importância atribuída à caligrafia pode ser traçada aos primórdios de sua invenção. Os primeiros exemplos existentes da escrita chinesa, segundo achados arqueológicos, são as inscrições de ossos oraculares e vasos de bronze, datados do período da dinastia Shang (1600-1046 a.C.). Os reis desta dinastia usavam os objetos em rituais de divinação, o que levou à associação, no imaginário popular, entre escrita e autoridades políticas e religiosas. Este fato justifica, assim, o status especial conferido àqueles que sabiam ler e escrever. Assim, com o passar dos anos, a caligrafia começou a se aperfeiçoar. Os atributos considerados pré-requisitos de uma boa caligrafia começaram a surgir claramente durante a dinastia Han, quando artesãos chineses aprimoraram a fabricação dos agora conhecidos como Os quatro tesouros do estudo.
Como já comentado, Os quatro tesouros do estudo são o pincel, a tinta, a pedra e o papel. Um pincel típico consiste em uma ponta feita de pelos de animais -como cabras e coelhos- com uma haste feita de bambu ou madeira -embora houvesse aquelas feitas de jade, porcelana ou outros materiais-. Os pincéis vêm em diferentes formas e tamanhos que determinam o tipo de linha produzida, servindo a diferentes propósitos. A característica comum a todos os pincéis, porém, é a flexibilidade e suavidade, fator que permite à caligrafia chinesa ser fluida e expressiva, dando ao usuário a possibilidade de livre manipulação do objeto, movendo-o na direção adequada. A tinta é tradicionalmente em formato de bastão, sendo composta pelo fumo negro, advindo através da combustão de diversos materiais (madeira ou óleos) -sendo estes materiais determinantes no resultado final da qualidade da tinta-, e misturado com cola e substâncias à base de plantas. Os bastões de tinta, uma vez finalizados, são pressionados contra a pedra de tinta e misturados com água, dando ao calígrafo a possibilidade de controlar a densidade do pigmento. Com o passar do tempo, os próprios bastões de tinta viraram um objeto de decoração, sendo feitos em diferentes designs, com desenhos gravados na superfície. O papel, uma das grandes contribuições da China para o mundo, é normalmente feito de fibras vegetais -como o bambu e cânhamo-, e fornecia uma alternativa mais barata que a seda para caligrafia e pinturas. Juntamente com a pedra, necessária para utilizar a tinta em sua tradicional forma a fim de se obter o nanquim, o pincel, a tinta e o papel formam Os quatro tesouros do estudo.
Autora:
Lívia Kaori
Fontes:
https://asiasociety.org/education/chinese-calligraphy
https://www.chine-culture.com/pt/caligrafia-chinesa/material.php
https://dorianwacquez.wordpress.com/2010/01/11/calligraphy-eastern-and-western/
http://www.chinaonlinemuseum.com/painting-four-treasures.php
0 respostas em "Os quatro tesouros do estudo 文房四宝 (wén fáng sì bǎo)"