• Nenhum produto no carrinho.

Xi’an – Uma Imagem da China para o Mundo

       Das margens do Rio Wei, afluente do Rio Amarelo, sedimentos de origem eólica assentam a base de um solo amarelado e fértil permitindo-se a fundação de uma das maiores cidades já conhecidas pela história. Da província de Shaanxi, encontramos a primeira capital da China unificada: Xi’an.

.        Sendo uma das cidades mais antigas da China, conhecida como Chang’an, agora Xi’an, foi sede política chinesa por cerca de milhares de anos e durante o século IX era considerada a maior e mais rica cidade do mundo, uma das poucas cidades comparáveis a Roma antiga em seu ápice. Influenciada diretamente pela Rota da Seda, a maior rota comercial por terra da história e do mundo, Xi’an cresceu e prosperou. Foi capital imperial durante o período de dez dinastias e testemunhou inúmeras mudanças culturais e econômicas, além de conflitos e reformas ao longo dos anos.

.        Mesmo que a relevância da cidade tenha diminuído, não significa que ela não possua nada a oferecer. Muito pelo contrário! Em termos culturais e turísticos, a cidade conta com uma arquitetura tradicional chinesa com alta riqueza de detalhes e possui inúmeros templos antigos, como o Grande e Pequeno Pagode do Ganso, obras sobreviventes a inúmeros terremotos e consideradas patrimônios mundiais pela UNESCO.

.        Com 10 quilômetros de extensão, a muralha é o mais preservado forte militar do mundo, protegendo a cidade com suas paredes altas e maciças, além de encontrarmos a Torre do Tambor e a Torre do Sino. A muralha possui largas calçadas e permite a transição de turistas tanto a pé quanto de bicicleta.

       O Exército de Terracota – estátuas esculpidas em tamanho real e com riqueza de detalhes em terracota (material usado para cerâmica e construção) – foi criado para proteger a tumba do imperador Qin Shi Huang Di. O sítio arqueológico, que também é considerado patrimônio mundial pela UNESCO, mostra a primazia chinesa para arquitetura e data de mais de dois mil anos.

       Além de todos os pontos anteriores, a cidade também possui diversos museus e tumbas para visita, é um pólo para a indústria cinematográfica. E em termos geográficos, Hua Shan, uma das cinco montanhas taoístas sagradas, localiza-se próxima à cidade a uma distância de aproximadamente 100km.

       Xi’an não possui mais o protagonismo que tivera no passado, mas ainda permanece importante e significativo não apenas à China, mas ao mundo.A cidade é um pólo econômico e cultural com potencial de crescimento, reflexo de uma China que vive e cresce ao longo de milhares de anos e que possibilita ao turista uma viagem inesquecível com sua história, arquitetura, cultura e tradição. Poucas cidades sobrevivem ao tempo e permanecem relevantes mundialmente, e menos cidades ainda possuem a grandeza e potencial excepcional de Xi’an.

 

Aluno: Lucas Fernandes Braga

Ocupação: Estudante de Engenharia Elétrica

 

 

Referências:

https://umpouquinhodecadalugar.com/asia/china/xian-a-primeira-capital-da-china-unificada/<Acesso 16/01/2021>

http://www.qualviagem.com.br/xian-a-cidade-chinesa-dos-monumentos-historicos/<Acesso 16/01/2021>

https://www.chinahighlights.com/xian/history.htm<Acesso 16/01/2021>

https://pt.wikipedia.org/wiki/Xiam<Acesso 16/01/2021>

17 de janeiro de 2021

1 respostas em "Xi’an – Uma Imagem da China para o Mundo"

  1. Amei a última frase! Realmente parece ser um lugar fantástico, rico em cultura e história!

Deixe sua mensagem

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação

× 你好! Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 19:00