• Nenhum produto no carrinho.

Yuan Longping (袁隆平), herói nacional no combate à fome

Yuan Longping (袁隆平) nasceu em Pequim em 7 de setembro de 1930. Ele viveu a maior parte de sua infância em Jiujiang, na província de Jiangxi, no sul da China. Durante a Segunda Guerra sino-japonesa e a Guerra Civil chinesa, se mudou com sua família e viveu em muitos locais, incluindo Hunan, Chongqing, Hankou e Nanjing, o que deu a ele a oportunidade de ver e experimentar diferentes realidades no país. 

Sua formação como agrônomo ocorreu na Southwest Agricultural College (agora parte da Southwest University) em 1953. Yuan atuou como professor em uma escola de agricultura de Anjiang, em Hunan, onde conheceu sua esposa, Deng Ze (邓则), com quem se casou em 1964 e teve dois filhos, Yuan Ding’an (袁定安) e Yuan Dingjiang (袁定江). 

Yuan Longping é conhecido internacionalmente por desenvolver as primeiras variedades de arroz híbrido. O fato ocorreu na década de 1970, como parte da chamada “Revolução Verde” na agricultura mundial. Esse arroz, considerado de alto rendimento, que se reproduz com mais facilidade e é mais resistente à ação do tempo, já foi cultivado em dezenas de países na África, Ásia e Américas, aumentando a segurança alimentar e fornecendo uma fonte de alimento robusta em áreas com histórico de fome. A criação do arroz híbrido é, portanto, um elemento importante para a superação da fome em países destas regiões – incluindo a China. 

No início de seus estudos, o pesquisador considerou fazer as experiências de hibridização com outros alimentos, como a batata doce e o trigo, que crescem relativamente mais rápido do que o arroz. No entanto, percebeu-se que a batata doce não faz parte da dieta diária chinesa e o trigo não cresce bem em todas as regiões do país. O arroz foi escolhido então a partir de uma análise profunda da cultura e da realidade dos hábitos alimentares chineses, que tem este grão como uma parte fundamental de sua dieta e é bastante popular em toda a China.

Os estudos para a hibridização do arroz começaram ainda na década de 1960. Em 64, Yuan encontrou uma variedade de arroz que se mostrava mais resistente do que as demais para utilizar em seus primeiros experimentos. Os estudos mais aprofundados desta variedade em particular e a primeira espécie de arroz híbrido feita a partir dela não mostraram vantagens tão significativas em relação ao arroz comum; devido a isso, Yuan procurou cruzar a variante com outro tipo de arroz, o arroz selvagem. Deste cruzamento nasceu a primeira espécie de arroz híbrido de alto rendimento. Em 73, portanto, Yuan, junto a outros pesquisadores do tema, conseguiram concretizar a criação e reprodução definitiva da espécie. A nova variante híbrida de Yuan produzia 20% mais grãos de arroz por unidade do que as variantes de arroz comum conhecidas até então, o que colocou a China na liderança na produção mundial de arroz e rendeu ao pesquisador o apelido de “pai do arroz híbrido”. O grão é cultivado até hoje em aproximadamente 50% do total de campos de cultivo da China e representa 60% da produção total de arroz no país. 

Uma informação interessante sobre Yuan Longping é que o pesquisador dedicou a maior parte do seu tempo de pesquisa ao trabalho no campo, ao invés de pesquisas em laboratório ou publicação de artigos, como podia-se esperar no contexto da produção acadêmica. Era preferível para ele orientar e liderar outros trabalhadores do campo, promovendo conquistas importantes na agricultura na prática. 

Além disso, Yuan defendeu que suas descobertas sobre o arroz híbrido fossem compartilhadas com o mundo. Nesse sentido, doou-se variedades do arroz híbrido e a tecnologia necessária para produzi-lo ao International Rice Research Institute em 1980, além de promover cursos e oficinas para ensinar agricultores de outros países do mundo a cultivar o arroz híbrido. 

O pesquisador trabalhou até o fim de sua vida. Ele morreu aos 90 anos, em 22 de março de 2021, devido a uma queda em sua base de pesquisa em Sanya. Dezenas de milhares de pessoas enviaram flores para a funerária após a notícia de sua morte, pois Yuan entrou para a história da China como um herói nacional.

 

Autora: Camilla Caetano La Pasta

Profissão: professora de História

17 de fevereiro de 2022

0 respostas em "Yuan Longping (袁隆平), herói nacional no combate à fome"

Deixe sua mensagem

Estatísticas

Todos os direitos reservados - www.oichinaonline.com.br © - Desenvolvimento: Tuiuiú Comunicação